Arquetipo dos Orixás
Orixás e arquetipo
BARÁ
É o Orixá que recebe suas oferendas em primeiro lugar. Nada se faz sem antes agradar a Bará, pois ele é o intermediário entre os homens e os Orixás, é o dono das chaves que abrem ou fecham os caminhos. Problemas que exigem solução rápida e imediata serão tratados por Bará.
Seus símbolos são a chave, a corrente de aço ou ferro, moedas.
Sua cor é o vermelho.
Sua oferenda consiste de milho torrado, batata assada, pipoca, azeite de dendê.
O dia da semana é Segunda-Feira.
Seu número é o 7.
Sua Saudação: "alupo" ou "lalupo".
Arquétipo dos filhos de Bará: O filho de Bará adora os prazeres da vida, é sensual e atraente, muitas vezes se vale da mentira, é muito hábil nas negociações, astuto, consegue seus objetivos a qualquer custo, gosta de ajudar se sabe que vai receber uma recompensa, é desordeiro e brigão, e quando lhe convém muito prestativo. Embora pareça desligado das coisas está sempre atento a tudo e a todos
OGUM
É o Orixá da guerra, dono da forja onde confecciona as armas em ferro ou aço, bem como ferramentas para a agricultura (arado, enxada, foice...etc). É o dono do "obé", a faca utilizada nos rituais onde há sacrificio de animais.
Ogum vai sempre a frente, desbravando e abrindo novos caminhos. É o Orixá dos músculos de aço, colérico, sendo terrível quando irado, vingador das injustiças, jamais perdeu guerra .
Seus símbolos são a faca, a espada, a lança e toda e qualquer espécie de ferramenta de ferro.
Sua cor é o vermelho e verde.
Sua oferenda é o churrasco com farofa (miamia).
O dia da semana é Quinta-Feira.
Seu número é 7 .
Sua saudação : "ogunhê".
Arquétipo dos filhos de Ogum: São pessoas audaciosas, muito dinâmicas e eficientes no trabalho, violentas, agem por impulso usando mais o instinto do que a razão, são muito emotivas, dificilmente perdoam, da mesma forma como se irritam logo se arrependem. Não acreditam nas mulheres. Podem ser pessoas desagradáveis, antipáticas e mal humoradas.
OYÁ
Orixá guerreira, dona dos ventos, tempestades e dos raios. Vaidosa, seu temperamento é imprevisível. É o orixa que domina os "eguns" (espíritos dos mortos). Está ligada a agua ao fogo e a terra. Tem sua morada na pitangueira, mas aceita oferendas nos cruzeiros, matas e praias pela sua "passagem" com todos os Orixás.
Seus símbolos são a espada, a taça, pulseiras, brincos etc.
Sua cor é o vermelho.
Sua oferenda é a pipoca, batata doce, maçã.
O dia da semana é Terça-feira .
Seu número é 7.
Sua saudação: "epaêio".
Arquétipo dos filhos de Oiá: São pessoas que gostam de roupas e enfeites coloridos, tem intensa vida sexual, engana mas não gosta de ser enganado,é dominador, atrevido, possessivo e briguento. Tambem são muito ardilosos, fazem qualquer coisa para alcançarem os objetivos. São impacientes ao extremos, as coisas precisam acontecer já. Muito prestativos e trabalhadores.
XANGÔ
Orixá dono do trovão, do fogo e da justiça. Carrega um machado de 2 lâminas chamado "oxé". É muito vaidoso, viril e elegante .Embora esteja ligado a violências incontroláveis, possue um profundo amor a justiça. Xangô está ligado a Obá, Iansã e Oxum . Foi Rei de Kossô, cidade que conquistou através de guerras.
Seus símbolos são o oxé (machado de 2 lâminas), o pilão, a balança o livro e a pena.
Sua cor é o vermelho e branco
Sua oferenda é o amalá (ensopado de carne, mostarda e farinha de mandioca) servido em uma gamela.
O dia da semana é Terça-feira.
Seu número é 6.
Sua saudação : "Kaô Kabiesile".
Arquétipo dos filhos de Xangô: São machistas, teimosos e conquistadores. Ao mesmo tempo que é infiel é ciumento e vingativo.Atrevidos e debochados. Geralmente usa seu encanto pessoal para conchavos. Gosta de usar as pessoas. Tem muitos relacionamentos .Como líder tende a ser impulsivo e violento.
ODÉ/OTIM
São os Orixás da caça. Odé usa o arco e flecha para caça, enquanto Otim, sua companheira cuida dos afazeres domésticos. Odé vive na floresta, gosta do ar puro e da liberdade. Protege todos aqueles que tiram seu sustento da floresta, mas só penetram nela com sua autorização. Ë Odé quem faz com que as caçadas sejam exitosas. Sabe manipular as ervas e folhas para salvar vidas, pois aprendeu com Ossanha.
Seus símbolos são o arco e flecha para Odé e o cântaro para Otim.
Suas cores são o azul marinho, branco e rosa e azul p/Otim.
Sua oferenda: frutas e doces, carne de porco .
O dia da semana é Segunda-Feira.
Seu número é 7.
Sua saudação: "oquebâmo".
Arquétipo dos filhos de Odé/Otim: São discretos, tem muita iniciativa, curiosos estão sempre em busca de novas atividades e descobertas. Tem um senso muito grande de observação, sensibilidade e criatividade. Tendem a ser distraidos e instáveis. São calmos e educados, tem um gosto apurado e são muito ordeiros.
OSSAÊ
É o Orixá dono das folhas. Conhece todos seus segredos e como usá-las para curas, banhos, etc. Muito solicitado nos casos de doenças, pois através das folhas ajuda a curá-las. Ossanha habita as matas fechadas.Também esta associado a adivinhação, pois é tido como escravo de Orunmilá.Sua representação é de um homem aleijado, de uma só perna, valendo-se de uma muleta para caminhar.
Seus símbolos são muleta, folha, serrote, coqueiro.
Suas cores são o verde e o amarelo.
Sua oferenda: opeté (batata inglesa cozida e amassada), linguiça de porco frita com farinha de mandioca , doce de figo.
Seu dia da semana é Segunda-feira.
Seu número é 7.
Sua saudação: "eu eu".
Arquétipo dos filhos de Ossanha: O filho de Ossanha é introvertido, desconfiado, sempre muito discreto. Gosta de liberdade e é desprovido de interesses materiais, mas pode vir a acumular riqueza. É tolerante, tem bom coração e controla muito bem seus sentimentos. Julga pelo que vê e sente e não por convenções ditadas.
OBÁ
Mesmo sendo um Orixá feminino de muita beleza, também é guerreira. É considerada do "povo de frente", pois responde em cruzeiros junto c/Bará. É a dona da roda e do leme, estando associada ao movimento e proteção dos que andam pelas estradas contra acidentes. Muito respeitada pelos Orixás, pois com seu sabre a mão está sempre pronta a luta. Foi mulher de Ogum e terceira esposa de Xangô. Não possue uma das orelhas, que foi cortada a pedido de Oxum para fazer uma comida especial p/Xangô, a quem Obá desejava conquistar. Xangô vendo a orelha no prato servido repunou-se e expulsou Obá do reino. Oxum tornou-se rival de Obá.
Seus símbolos são a navalha, a roda , o timão.
Sua côr é o rosa.
Sua oferenda é lentilha cozida, abacaxi, salsa, e frutas.
Seu dia da semana é Segunda-feira.
Seu número é 7
Sua saudação é "exó".
Arquétipo dos filhos de Obá. São decididos e muito atuantes. Tem sucesso nos negócios e nos ganhos. Não mede esforços para alcançar o que deseja. Também são incompreendidos. Quando traído é implacável . Tem suas posições bem definidas.
XAPANÃ
É o Orixá que está associado as pestes , doenças de pele e a varíola. A ele cabe o poder de criar e suprimir essas doenças.É um Orixá muito respeitado dentro do culto.Também está relacionado com a morte. Com sua vassoura varre as impurezas trazendo a renovação e vida. É o Senhor da Terra.
Seus símbolos são a vassoura de tecido ou de palha.
Sua côr é o vermelho e preto ou rosa e preto.
Sua oferenda é a pipoca, amendoim, milho e frutas.
Seu dia da semana é Quarta-feira.
Seu número é 9.
Sua saudação: "abau".
Arquétipo dos filhos de Xapanã: São pessoas realistas e objetivas, mas tomados de uma insatisfação constante. Gosta de mostrar e pronunciar seus sofrimentos, tristezas, uma espécie de masoquismo . São muito vingativos e amargos. Nos negócios são sinceros. Nos relacionamentos não tem muito sucesso, pois é pouca sua capacidade de amar. Muitos optam pela solidão.
OXUM
Orixá das aguas doces, dona da riqueza, do ouro e da fecundidade. Cuida da gestação até o nascimento, quando entrega o recem nascido a Iemanjá. Juntamente com Iemanjá e Oxalá compõe o chamado "povo de praia". Oxum personifica o amor, a sensualidade e a união. O mel é seu elemento essencial. É um Orixá bastante popular.
Seus símbolos são o leque, o espelho, pulseira, anéis, moedas de ouro .
Sua côr é o amarelo.
Sua oferenda é a canjica amarela com mel, quindins e frutas.
Seu dia da semana é Sábado.
Seu número é 8.
Sua saudação: "iêu iêu".
Arquétipo dos filhos de Oxum: Os filhos de Oxum gostam de luxo, riqueza, adoram perfumes e jóias caras, fecundos tem filhos com muita facilidade. São muito caprichosos e a vaidade está sempre em alta. Mas são dados a preguiça, indecisão e a falta de cuidado. Fazem qualquer coisa para alcançar um objetivo, do riso ao choro, da verdade a mentira com muita facilidade. Muitas vêzes se mostram infantis e incrédulos.
IEMANJÁ
Dona dos mares, mãe de todos os Orixás, talvez o Orixá de maior devoção entre o povo. O dia 2 de fevereiro a ela é consagrado, sendo neste dia muito festejada em toda orla marítima pelo povo de santo e por fíés que lhe entregam oferendas e também pagam promessas a "Mãe Iemanjá".
Iemanjá é vista como uma senhora de seios volumosos com ar de matrona, seus movimentos são ondulantes e andar cadenciado.
Seus símbolos são a âncora, barco, navio, remos, peixes.
Sua côr é o azul e azul e branco.
Sua oferenda é a canjica branca, cocada, melancia e frutas.
Seu dia da semana é Sexta-feira.
Seu número é 8.
Sua saudação: "omi-ô".
Arquetipo dos filhos de Iemanjá: Geralmente são pessoas sérias e altivas, dedicando-se muito a família. Embora aparente tranquilidade, paciência e doçura, são enérgicos, rigorosos, são muito ciumentos, e imprevisíveis quando irritados. Não conseguem guardar segredos, são orgulhosos e vaidosos. Dificilmente um filho de Iemanjá perdoará ou esquecerá falha dos outros.
OXALÁ
É o Orixá mais velho da nação, é o Grande Pai de todos os mortais. É calmo, pacificador, transmite harmonia e entendimento a todos bem como saúde e longa vida.
Seus símbolos são o bastão, búzios, a pomba e o opaxorô.
Sua côr é o branco.
Sua oferenda é a canjica branca , acassá, merengue e frutas.
Seu dia da semana é o Domingo.
Seu número é 8.
Sua saudação: "êpa babá" ou "êpa ô" .
Arquétipo dos filhos de Oxalá: São simples e pacatos, chegam a ser simplórios. Tem uma base moral muito forte e são apegados aos bons costumes, são calmos e respeitáveis, humildes, mas por outro lado também são frios, impessoais, calculistas,teimosos e são de uma falsa complacência, não perdoar. Levam seus planos até o fim mesmo que não dê em nada, pois não admitem sugestões.
Com Oxalá encerramos os comentários a respeito dos Orixás cultuados no nosso Batuque/RS, lembrando que são apenas algumas referências, que em hipótese nenhuma encerra o assunto, bem como com relação aos arquétipos, pois esses sofrem alteração em função do ajuntó. Ex: um filho de Oxalá com Iemanjá terá características diferentes de um filho de Oxalá com Oxum, e assim por diante.
Muito Axé !